quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Projeto Cartografias: Moradores do Bairro Floresta



Introdução:


Segundo pesquisas e por informação de moradores antigos soubemos que no princípio o bairro era uma grande floresta, que foi dividida aos poucos, pela abertura de trilhas que setransformaram em avenidas e ruas. Nestas ruas eram localizadas várias chácaras que se desmembraram em praças .


A vida na floresta antigamente :


Pela manha os moradores do bairro acordavam com o canto dos galos e a revoada de pássaros nas paineiras da Av. Assis Chateubriand. As carrocinhas de leite e de pão buzinavam e as crianças saiam alegres pra a escola.

Na rua Pouso Alegre, passava uma boiada em direção ao Horto Florestal, com vaqueiros e cachorros. As pessoas com medo encostavam nos cantos do outro lado da rua e esperavam a boiada passar.





Famílias Antigas:


No bairro morou e ainda moram grandes colônias de estrangeiros e é uma misturas de raças e nacionalidades, que vieram trazer progresso ao bairro e a cidade.

Exemplos de colônias antigas: Colônia Italiana (família Tamietti) , (família Fiorini), (família Picorelli). Colônia Portuguêsa: Sr. Rangel (dono dos armazéns brasileiros por mais de 30 anos).

Muitas outras famílias antigas da floresta vieram do interior de Minas Gerais, ou de outros estados, príncipalmente de Ouro Preto (antiga capital do estado de MG). Era comum na Floresta, perguntar:

_ De que cidade você veio?

2 comentários:

Bárbara e Brugnára disse...

Bárbara e Izabella Brugnára

Anônimo disse...

Eu adorei conhecer um pouco mais do bairro
floresta antigo !
Ele é muito legal e também um berço de conhecimentos .
No antigo bairro Floresta tem coisas bem maneiras !